sexta-feira, 16 de março de 2012

História da China



     A história da China está registrada em documentos que datam do século XVI a.C. em diante e que demonstram ser aquele país uma das civilizações mais antigas do mundo com existência contínua. Os estudiosos entendem que a civilização chinesa surgiu em cidades-estados no vale do rio amarelo. O ano221 a.C. costuma ser referido como o momento em que a China foi unificada na forma de um grande reino ou império, apesar de já haver vários estados e dinastias antes disso. As dinastias sucessivas desenvolveram sistemas de controle burocrático que permitiriam ao imperador chinês administrar o vasto território que viria a ser conhecido como a China.
  • Dominação Colonialista da China
      Desde o século XIX, a Rússia, Alemanha, França, Inglaterra, Japão, Estados Unidos e Portugal mantinham bases comercias, feitorias e áreas de influência com a China.
Do século XIX ao inicio do século XX, o neocolonismo e o imperialismo submeteram a China aos interesses capitalistas mundiais, transformando-a em fornecedora de matérias-primas e consumidora de produtos industrializados. A penetração capitalista ocidental desorganizou todo o sistema produtivo chinês. Em consequência disso, desenvolvimento técnico do país foi interrompido, o que explica a industrialização tardia da china, em comparação aos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário