sexta-feira, 16 de março de 2012

Aspectos Físicos da Rússia.


   De modo geral, do norte ao sul do vasto território da CEI, as zonas de ocorrência dos diferentes tipos de vegetação acompanham as mudanças climática.   
  • Tundra
   Entre os 60 e os 80 de latitude Norte, em aproximadamente 2 milhões de km², a tundra surge ao sul da região dos gelos polares do Ártico e se estende nas regiões onde o subsolo permanece congelado no verão. Trata-se de uma formação vegetal rasteira, que aparece durante o verão polar, constituída por plantas herbáceas e pequenos arbustos. Nas outras estações a tundra fica coberta de gelo. A maior parte do tempo ela fica coberta de gelo, impedindo que as plantas com raízes longas se desenvolvam, o que dificulta seu crescimento em altura.
  • Taiga  
   Ao sul da tundra e acompanhado a faixa do Círculo Polar Ártico, estende-se por aproximadamente 7 milhões de km² uma das mais vastas superfícies florestais do mundo, a taiga. Assentada num solo fino e pobre em nutrientes e submetida a baixas temperaturas, sua vegetação é pouco diversificada, sendo constituída, principalmente, por extensos bosques de pinhos, abetos, larícios, freixos, álamos tremedores e bétulas. Na taiga há pouca vegetação rasteira e, apesar, de suas arvores demorarem a crescer, abastecem a indústria madeireira e de papel e celulose

Nenhum comentário:

Postar um comentário